Claudia Leitte

Agenda

Seu Guia para Shows Memoráveis!

Projetos

Biografia

Nascida em São Gonçalo, no Rio de Janeiro, mas residente de Salvador desde seu quinto dia de vida, Claudia Cristina Inácio Pedreira Leitte, a nossa Claudia Leitte,  começou sua carreira artística como backing vocal ainda na adolescência. Aos poucos, foi se tornando vocalista de grupos de axé music da cena local. Ganhou notoriedade ao se lançar com o grupo Babado Novo, formado em 2001. Após conquistar êxito regional nos estados do nordeste brasileiro, a banda explodiu nacionalmente em 2003, por meio de sucessos como “Eu Fico”, “Safado, Cachorro, Sem-Vergonha” e “Bola de Sabão”. Entre 2001 e 2007, o Babado Novo tornou-se um fenômeno nacional, fazendo de Claudia uma das principais cantoras do país. 

Em fevereiro de 2007, já em carreira solo, ela levou mais de 1 milhão de pessoas para a Praia de Copacabana, onde apresentou canções que se tornariam seus primeiros hits. O show foi gravado e lançado como seu álbum de estreia, nomeado “Ao Vivo em Copacabana”, que sacramentou a nova fase de sua carreira.

Do disco, saíram as faixas “Exttravasa”, “Pássaros” e “Beijar na Boca”, que impulsionaram o projeto. Eventualmente, todos os singles figuraram entre as dez canções mais executadas nas rádios brasileiras durante seu período de trabalho, o que consolidou de vez o impacto da cantora na indústria. Após anunciar sua saída do grupo, que aconteceria depois do Carnaval de 2007, ela concentrou seus esforços em seu primeiro lançamento de estúdio.

O projeto saiu em maio de 2010, sob o nome “Máscaras”. O álbum misturou o axé com influências do electropop, e proporcionou singles como “Famo$a” (com  Travie McCoy), “Don Juan” (com Belo) e a faixa-título. Além disso, lhe rendeu uma nomeação ao Grammy Latino na categoria “Melhor Álbum Pop Contemporâneo Brasileiro”. 

Na esteira desse sucesso, Claudia fez apresentações memoráveis, como no Miss Universo 2011, para uma audiência global de 2 bilhões de pessoas;  e seu célebre show no Rock in Rio 2011, no Palco Mundo – que, na mesma edição, recebeu também nomes como Elton John, Katy Perry e Rihanna. 

A cantora começou 2012 dando continuidade a turnê mais longa de sua carreira, intitulada de “Claudia Leitte Tour”. A excursão teve 130 shows no Brasil, além de dois nos Estados Unidos. Foi naquele mesmo ano que, na TV Globo, estreou como jurada no programa The Voice Brasil, uma versão do formato norte-americano, onde permaneceu por cinco temporadas.

Seus próximos DVDs ao vivo também renderam sucessos. “Negalora: Íntimo” (2012, gravado em Salvador) e “Axemusic” (2014, gravado em Pernambuco) possuem fortes laços com a cultura baiana, celebrando as raízes da cantora. Desses álbuns, saíram singles memoráveis como “Bem Vindo Amor” e “Magalenha”, do primeiro; e “Largadinho”, “Claudinha Bagunceira” e “Tarraxinha”, do segundo. Ainda em 2014, ela lançou seu EP “Sette”, com faixas como “Matimba” e “Cartório”.

Indiscutivelmente uma das estrelas de maior visibilidade do país, tanto na música quanto na TV, Claudia se tornou a representante do Brasil na canção oficial da Copa do Mundo FIFA de 2014, sediada em território nacional. O single “We Are One (Ole Ola)” foi gravado ao lado de Pitbull e Jennifer Lopez, e foi apresentado ao vivo na abertura no Estádio Itaquerão, em São Paulo. A ocasião marcou um recorde de audiência, que alcançou a marca de mais de 1,4 milhão de espectadores.

A cantora é também um dos maiores nomes do carnaval, a festa mais popular do planeta. Com a experiência dos tempos de Babado Novo, ela sempre foi uma figura de destaque nos desfiles de trio elétrico do carnaval baiano. Ela também reinventou o seu carnaval com ideias como o Colé, a modernização do abadá, a estilização do trio, e até um mini palco móvel separado do famoso caminhão musical. 

Em 2018, ela colocou seu próprio bloco na rua. Em sua estreia, o “Largadinho” levou mais de 2 milhões de pessoas para as ruas de São Paulo. Já em 2020, antes da pandemia, a cantora surpreendeu e sobrevoou o público, içada por cabos de aço. Nesta edição do evento, a força feminina foi o tema.

Além da abertura da Copa, Claudia também já protagonizou outros grandes momentos em palcos internacionais. Ela foi a primeira artista brasileira a fazer shows nos parques da Disney. Nos dias 24 e 25 de abril de 2022, a artista se apresentou no festival Garden Rocks Concert Series, no parque Epcot, dentro do conglomerado Walt Disney World, em Orlando.

Ela também foi a primeira cantora brasileira a se apresentar no show do intervalo de um jogo da NBA, entre Orlando Magic e Indiana Pacers, em janeiro de 2023. Claudia teve sete minutos de apresentação, onde cantou inglês, português, espanhol e levou seu time percussivo para a quadra do maior e mais importante torneio de basquete do mundo.

REALVERSO E TURNÊ ORIGEM

Sua última turnê, chamada de “Origem”, é uma das mais importantes da carreira. A incursão passou por nove cidades, entre o Nordeste, Norte e Sudeste, de junho a julho de 2023. A jornada foi pensada como uma grande homenagem às tradições nordestinas de Claudia, e aos elementos culturais que a transformaram em artista. A tour, encerrada em um trio elétrico no Pará, trazia no repertório músicas do mais recente EP da cantora. 

Intitulado “REALVERSO - Lado A”, o trabalho foi lançado no dia 10 de fevereiro de 2023, e veio com um conceito bem definido por Claudia. “O ‘REALVERSO’ é uma possibilidade de você se abrir para novas oportunidades, mas sendo você. Vivendo, de fato, o momento presente, com intensidade, aproveitando cada segundo desse momento – porque todo tempo é importante, e o agora é o que a gente tem de mais importante”.

O projeto foi criado após a pandemia, que ela definiu como “um período de ostracismo, de contenção total de muitas energias”, e viu em seus trabalhos de 2023 a materialização de tudo aquilo que estava guardando nesses anos sem carnaval. Assim, a cantora encontrou um escape artístico para direcionar sua criatividade, esforço e energia, elementos presentes ao longo de suas duas décadas de carreira.

O single “Especialistas”, em parceria com o cearense Nattan. O videoclipe, disponibilizado em junho de 2023, contou com o carisma de dois intérpretes da Língua Brasileira de Sinais (Libras), que traduziram, no audiovisual, a letra bem-humorada da faixa. 

Seu último lançamento foi o single “Liquitiqui”. Dançante e divertida, a música tem uma sonoridade marcada por ritmos dançantes caribenhos, como a soca e kompa, acompanhados de percussões típicas do samba. Além disso, é uma versão bilíngue do hit lançado em 2022 pelos caribenhos Kes e o cantor J Perry. A canção marca o início do projeto “O Carnaval da Minha Vida”, que abrange os meses de dezembro de 2023, janeiro e fevereiro de 2024 de Claudia - ou seja, a temporada carnavalesca da cantora, que inclui sua participação como anfitrião do Baile de Carnaval do Rosewood e seus blocos de rua do Carnaval de Salvador. 

 


 

Outros Carnavais

Ouça

Contato

Escritório - Prod. Ciel - Av Tancredo Neves: 2539 Salvador, Bahia - Brasil

Imagem form
Cláudia Leitte